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Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas no Banco?

A comunicação é o ponto chave em diversos aspectos da vida, e dentro do banco não é diferente.


A arte de se comunicar tem uma eficiência tão grande, que pode levar a excelentes resultados, seja para negociação, fechamento de vendas, primeira abordagem com o cliente, inspirar uma equipe e principalmente administrar conflitos internos.


Mas uma comunicação ruim, pode gerar má interpretação, e consequências terríveis dentro do ambiente em que trabalhamos.


Neste contexto, devemos trabalhar esta competência e usa-la como ferramenta, aprimorando-a e usando a nosso favor. Pois um bom líder sabe utilizar a comunicação de modo eficaz.


Atualmente a comunicação é uma das maiores dificuldades encontradas pelas companhias para atingirem seus objetivos, pois nem todos os gestores tem o domínio necessário desta competência.


Deste modo, neste artigo quero mostrar a você bancário, a importância da comunicação e liderança andarem juntas.


Princípios da Liderança:


O que toda organização espera de um líder, é resultado. No entanto, existem diversos fatores, habilidades e técnicas diferentes para que um líder consiga apresentar resultados.


Dentre essas habilidades a mais importante é a gestão de pessoas.


Por isso é necessário que o líder se preocupe com os seus liderados, pois são eles que irão garantir resultado e sucesso. Se o liderado estiver motivado e satisfeito com a empresa e com o trabalho que desempenha, melhor será desenvolvido sua função e dificilmente ficará descontente e insatisfeito no banco.

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É importante saber explorar o melhor de cada um de sua equipe, e conhecer a melhor forma que cada um trabalha respeitando sempre seus limites, ninguém é igual a ninguém, cada essência é um desafio novo, o que funciona para um, pode não funcionar para o outro.

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Procure sempre pedir feedback, entenda seus colaboradores, e plante aquela sementinha, da qual todos vão caminhar naturalmente para o mesmo objetivo.


Liderança comunicacional:


Uma das habilidades mais importantes da gestão de pessoas é a liderança comunicacional.


Imagine a brincadeira de telefone sem fio (eu duvido que você nunca tenha brincado na infância), a informação começa em um ponto e é passada de pessoa por pessoa, mas quando chega na pessoa final, está totalmente distorcida.


Assim pode acontecer dentro do banco se o gestor não tiver o domínio da liderança comunicacional, se a informação não for passada de maneira clara e objetiva, ela pode chegar totalmente distorcida ao receptor final.


Os gestores precisam se comunicar adequadamente com seus funcionários (e vice-versa), transmitindo claramente os objetivos para que não ocorram ruídos no compartilhamento das informações.


Ok, Paula, mas o que de fato é a liderança comunicacional?


A liderança comunicacional é a capacidade de organizar ideias e passar uma mensagem eficaz a seus liderados, afim de inspirar comprometimento para alcançar um resultado superior. Além de alinhar a missão, visão, valores e expectativas de futuro do ambiente de trabalho.


O líder comunicacional tem o dever de ser exemplar e saber expressar sua confiança através de atitudes firmes e decisivas.


Ele utiliza a linguagem da emoção, é realista e prático, e cativa sua equipe pela força motivadora de sua comunicação. Inspira a responsabilidade coletiva pelos resultados, e o espirito em equipe, além de promover um ambiente participativo em que todos se sintam motivados.


Segundo o pai da administração moderna, o austríaco Peter Drucker “Setenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”, e isso é o resultado do mau domínio da liderança comunicacional.


Portanto bancário, a comunicação e a liderança devem andar juntas, pois não existe liderança sem comunicação.


Abraços.

Paula Queiroz

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