Já reparou com os clientes são desconfiados quando se trata do banco, parece que o banco quer “pegar o seu dinheiro”, sempre estão com “um pé atrás” e com dúvidas se você quer apenas bater suas metas enfiando qualquer produto ou realmente tem algo que pode ajudá-lo.
Confira essa pesquisa:
O brasileiro só confia muito na própria família. É o que mostra a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita em parceria com o Ibope com 2.002 pessoas em 143 municípios. De acordo com o levantamento, 73% dos brasileiros têm muita confiança na família.
Quando indagados sobre as outras pessoas com quem convivem, a desconfiança só aumenta: só 18% dizem confiar muito nos amigos, 11% nos vizinhos e 9% nos colegas de trabalho ou da escola. Apenas 6% têm muita confiança nas outras pessoas. Outros 31% dizem ter alguma confiança nas outras pessoas em geral. E 62% dizem ter pouca ou nenhuma.
Se o brasileiro já é desconfiado naturalmente, imagina quando se trata de dinheiro. Então você pode imaginar que pra você que é bancário, criar um relacionamento de confiança com o cliente, é ainda mais desafiador e requer dedicação.
Para vender é necessário ter postura, credibilidade, técnicas, comunicação clara e segura, ter conhecimento sobre o que está sendo vendido.
Mas o mais importante e a CHAVE para estreitar seu relacionamento com os clientes e vender mais, é GARANTIR e CONQUISTAR a confiança!
Por exemplo, como você conquista a confiança da sua parceira em um relacionamento novo? Você conquista essa confiança mostrando através de suas atitudes, de suas boas intenções. Ninguém chega no primeiro encontro fazendo um pedido de casamento. Você vai conhecendo, mostrando quem você é e cuidando, até chegar em um pedido de casamento.
Mas no banco, alguns bancários insistem em pedir em casamento sem proximidade (ofertam no primeiro contato), e a primeira impressão é a que fica, o cliente só pensa: “Só me liga pra vender”, “ Só quer bater as metas nas minhas custas”.
Qual a primeira impressão que o cliente tem de você?
Sendo assim conquiste seu cliente com boas ações, através da verdade, da confiança, ética e moral, e resolvendo problemas de seu cliente.
A seguir te passo 5 dicas nesse artigo para construir sua credibilidade:
1 - Seja honesto e transparente;
Ninguém faz negócios com pessoas que não confiam, seja pontual, honre o que combinou. Não adianta você prometer coisas que seu produto/serviço não seja capaz de cumprir.
2 - Mostre cases de outros clientes:
Mostre ao seu cliente cases de outros clientes que compraram o que está sendo vendido com você. Mostre os resultados e benefícios que isso está proporcionando na vida deles, e o quanto vale a pena ter em sua própria vida. Nada melhor que cases/ histórias reais.
3 - Tenha uma marca pessoal de sucesso:
Capriche em sua marca pessoal. Você se vende antes de vender o seu produto. Com o mercado extremamente competitivo, garantir uma boa reputação ajuda muito. “A primeira impressão é a que fica”. Construir uma boa marca pessoal, não é falar sobre você e dos seus trabalhos de sucesso, mas sim, se preocupar com a imagem que os outros terão de seus serviços ou de sua postura como profissional.
4 - Conheça as dores do seu cliente:
Todos nós somos diferentes. Nossos clientes são diferentes e precisam de atendimento personalizado. Olhe cada característica, perfil, descubra o que ele gosta, como surpreendê-lo. Após isso, estude seu cliente e perceba qual é sua dor, qual sua necessidade e traga a solução por meio dos seus produtos.
5 - Desafie o cliente:
Desafie seu cliente, mas não diretamente, faça isso indiretamente. Por meio das ligações, mensagens e conversas. Esteja todo tempo desafiando ele, pessoas gostam de se sentirem desafiadas.
Ganhe a confiança do cliente e consequentemente venderá mais.
Boas vendas!
Abraço,
Paula Queiroz
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