top of page
Buscar

9 sinais que você tem inteligência emocional no banco

Atualmente, a inteligência emocional é uma competência muito buscada em um profissional, está presente em grandes pesquisas e nas competências do profissional do futuro.


Claro que a competência técnica é muito importante, mas com ela a IE (Inteligência Emocional) também se torna crucial.


Hoje as empresas contratam pela competência técnica e competência emocional, muitas fazem um crivo no momento da seleção considerando a inteligência emocional, algumas empresas no processo seletivo usam inteligência artificial para analisar através de dinâmicas, games online a competência emocional dos candidatos, muitas pessoas já são eliminadas nesse momento, onde são analisados: tomada de decisões avaliando riscos, gerenciamento de estresse sob pressão, determinação, resiliência, etc.


Conversando com muitos gestores de banco, muitos me falaram que estão cada vez mais focados em pessoas com alta inteligência emocional, eles buscam quem tem inteligência emocional e sabem administrar conflitos, pois podem ter a técnica mais aprimorada do mundo, se não tiverem inteligência emocional, nada vai adiantar, pois podem não executar e ainda contaminar o resto da minha equipe.


Palavras que ouvi recentemente de uma gestora “ A técnica eu posso moldá-la e aprimorá-la, conforme as necessidades da empresa, mas não basta ter talento, é necessário ter muita disciplina e resiliência, no final é isso que conta”.


Conseguiu enxergar o peso da inteligência emocional na sua vida profissional?


São muitos casos que deparei-me ao longo da minha carreira, onde excelentes profissionais no quesito técnico, não tinham inteligência emocional, não executavam, tinham péssimos relacionamentos, não sabiam liderar uma equipe, respeitar hierarquia, com vários problemas de comportamento.


Como a inteligência emocional pode te afetar dentro do banco?


De várias maneiras e falarei de algumas.


Sabe aquele desânimo que bate quando recebemos vários “nãos”?


Ele perde a força.


Você pode até desanimar por alguns minutos, mas rapidamente foca na solução.


Neste contexto, o fracasso ou o sucesso profissional está diretamente ligado ao controle de nossas emoções, gerir os sentimentos e modificá-los.


Por isso, neste artigo separei 9 sinais de que você tem inteligência emocional no banco:


Antes de tudo, é preciso entender de fato o que é a inteligência emocional.


O que é a Inteligência Emocional?


A Inteligência emocional é ampla mas aqui vou focar em um aspecto a capacidade de saber lidar com suas emoções independente do ambiente em que estiver presente, é saber administrar conflitos, e não deixar suas emoções interferirem em suas ações.


Lembrando que não se trata de eliminar suas emoções, e sim a capacidade de identificá-las, gerenciá-las e usá-las de forma positiva.


1. Você conhece suas forças e suas fraquezas


Para de ter o domínio de si e da inteligência emocional, é preciso se conhecer, conhecer seus pontos fortes e fracos.


Este ponto é fundamental para saber quais são os seus limites.


Se você tem esta consciência e sabe até onde pode ir, parabéns, a consciência gera a autoconfiança, que é um dos principais fatores da inteligência emocional.


2. Quando você está chateado, sabe exatamente o porquê


Ninguém é perfeito, ninguém é de ferro, somos humanos, e temos emoções.


É normal que certos dias se sinta triste e chateado, mas cuidado, pois quando não se está bem, é fácil descontar em situações adversas do seu dia, mesmo que não tenha a ver com o motivo de sua chateação.


Portanto, o que te diferencia é saber exatamente o motivo de tal sentimento, a autoconsciência trata-se de reconhecer as emoções para que assim tenha o domínio delas.


3. Você é referência para outras pessoas


As pessoas te procuram quando querem algum conselho?


Isso significa que você tem inteligência emocional, elas confiam em você e na sua postura, sabem que você sabe administrar conflitos e antes de agir querem saber o que você faria no lugar delas.


Elas enxergam você como uma referência.


4. Depois de cair você se levanta rapidamente


Todos nós passamos por altos e baixos, fracassos e sucessos, e o que nos torna diferentes é claro, é a nossa inteligência emocional, a forma como lidamos com os fracassos.


Uma pessoa com inteligência emocional, sabe passar por essa situação com tranquilidade e otimismo, e por isso se levantam rapidamente. Procurando sempre a solução e a forma de se recuperar novamente.


5. Você sempre foi automotivado


Seus sonhos, objetivos e força de vontade, sempre foram o suficiente para sua automotivação.


Ter inteligência emocional é conseguir focar nos seus objetivos, sem precisar de forças externas para isso.


Sim, você é sua automotivação.


6. Você sabe dizer não


Não saber dizer não é um grande problema dentro do banco, pois é o grande responsável pela acumulação de tarefas, ajuda um aqui, ajuda outro ali, sem tirar os “favorzinhos” que podem te prejudicar.


Se você tem a consciência disso e sabe dizer não na hora certa, significa que tem inteligência emocional.


7. Se coloca no lugar do outro


Trata-se de ter empatia, pois julgar o próximo é tão mais fácil. Por isso se colocar no lugar do outro é uma tarefa difícil.


Portanto se você tem esta sensibilidade é sinal que tem inteligência emocional para isto, pois consegue entender não só as suas próprias emoções, mas também as dos outros.


8. Você é “mente aberta”


Ter a mente aberta, é uma qualidade não só para o meio profissional mas para vida.


Estamos rodeados de pessoas com ideais, culturas, crenças e valores totalmente diferentes.


Se você tem a facilidade de se relacionar com essas pessoas, sem julgamento e sem criticar seus costumes, você tem inteligência emocional.


9. Você sabe aceitar críticas e lidar com elas


Existem pessoas que acreditam que críticas são ruins, claro, como tudo na vida existe um limite, nada que é demais é bom para nós. Mas existem sim críticas construtivas.


E saber lidar com elas sem levar para o lado pessoal é uma capacidade que só a pessoas com inteligência emocional tem.


A partir do momento que você compreender que suas competências emocionais podem e devem ser trabalhadas, sua vida profissional florescerá.


Todo ser humano tem a capacidade de desenvolver e aprimorar essas habilidades, e transformar sua vida, vendo novas maneiras de pensar e agir.


Abraços.

Paula Queiroz

612 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page